quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Artesanato no Uruaú


Vale ainda ressaltar o artesanato da região, pois como o trabalho na cidade é bastante limitado, as mulheres fazem belos labirintos, rendas e bordados a mão. Os homens saem para pescar de madrugada com jangadas em busca da sua alimentação, conheça essa praia e se encante com a simplicidade desse povo hospitaleiro.

Lagoa do Uruaú


A lagoa do Uruaú também faz parte do cenário. Rodeada por dunas, essa lagoa se perde na sua imensa extensão. Água limpa, sol caliente e uma água de coco geladinha. Um trio perfeito para uma boa diversão. 


Praia do Uruaú


Considerada um dos refúgios de Beberibe, essa simples praia encanta seus visitantes por sua beleza e tranquilidade. Com diversas casas em sua extensão, seu maior movimento é de moradores, já que poucos turistas conhecem o lugar. É uma boa opção para os que preferem praias mais tranquilas, onde se pode relaxar e repor as energias. Conta com uma boa faixa de areia clara e fina, o mar possui ondas e é de um verde magnífico, muito convidativo para um mergulho. Parte dessa praia possui mata nativa preservada, mas na areia não há sombra natural, sendo indicado que o turista leve guarda-sol. O lugar conta com boa infraestrutura, com bares e restaurantes que servem petiscos e bebidas. É uma boa opção para toda a família.

Uruaú


O Uruaú é um povoado que começou praticamente com duas famílias, daí o motivo o qual quase todos são parentes. Fica localizado a 100 Km de Fortaleza e 20 Km da cidade de Beberibe, possui apenas três ruas. O povoado fica margeado pelas dunas e na parte da frente, o mar. Entre essas dunas, existe a lagoa do "Cumbe", batizada pelas pessoas que tinham comércios mobiliários de Lagoa do Uruaú.
A praia do Uruaú é um local ainda de pouca exploração, só vai ali quem mora ou possui casa de veraneio. É uma praia plana e de um mar tranquilo de água com temperatura agradável. Vizinho à praia do Uruaú, no sentido do sol poente, encontra-se a praia dos Diogos, que possui varias bicas naturais , uma gruta e algumas barracas com coberta de palha, que ficam próximas do mar, onde se pode degustar um bom e fresco peixe frito. Indo mais à frente um pouco, encontramos a praia das Fontes. Essa possui muitas falésias, bicas e tem um fluxo maior de gente. Nos finais de semana principalmente... O movimento na praia é intenso, entre banhistas, buggys de aluguel e até o pessoal que pratica o Parasurf , uma espécie de pipa que serve como tração para o surfista que pode se locomover em todas as direções, independentemente do sentido das ondas... Muito interessante. 



Uruaú Encantos Mil


Primeiras Famílias

As primeiras famílias que habitaram a localidade de Uruaú foram as famílias do Isídio, do Carneiro Elias, do Matias, do Augusto Barata e do Bastião.